SITE KIT- Institucional

Venosas

Varicoses

img0087Produzem-se por uma alteração das válvulas venosas, dispositivos situados dentro da luz da veia em forma de um duplo ninho de golondrina que permite o fluxo unidireccional do sangue em direcção à volta cardíaca e, a sua vez, impede o reflujo desta à periferia (reflujo venoso retrógrado). As várices formam-se quando as válvulas venosas não fecham bem, então o sangue começa a acumular nas veias, fazendo que se inchem. As varices podem-se encontrar em outros lugares como o esófago (várices esofágicas), região anal (hemorroides) ou em testículos (varicocele).

 

 

 

Varizes

Varicose-veinsVarizes são dilatações ou tortuosidades de veias do corpo humano. As mais comuns são as varizes dos membros inferiores, sendo estas as alterações patológicas mais vivenciadas pela Angiologia e pela Cirurgia vascular.

 

Úlcera

image012Úlcera é o nome genérico dado a quaisquer lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominadas feridas. Nessas lesões ocorre a ruptura do epitélio, de modo a haver exposição de tecidos mais profundos à área rota. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica é exemplo de lesão que ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente), sendo mais suscetíveis a este grupo de úlceras as pessoas que sofrem de estresse.

Trombose venosa

trombose-venosa-o-que-eTrombose venosa é o fechamento total ou parcial de uma veia por um trombo, ocorrendo uma reação inflamatória da parede da veia . Nos membros inferiores pode localizar-se nas veias superficiais.