Quer marcar uma consulta? (45) 3225-1288

CIRURGIA VASCULAR

A cirurgia vascular é um tipo de especialidade da Medicina que se ocupa dos vasos sanguíneos que são: artérias, veias e linfáticos. Apesar de ser mais conhecida pelo tratamento de varizes e vasinhos, todo o sistema circulatório, com exceção do coração e dos vasos do crânio, é um item de atenção para esse tipo de cirurgia.

Os vasos sanguíneos são subdivididos em três tipos: as artérias, que têm a função de carregar o sangue do coração para os tecidos; os capilares, que são vasos minúsculos que fazem a ligação entre as artérias e as veias. E essa última, faz o caminho inverso e devolve o sangue dos tecidos para o coração.

  • Artérias

Têm as paredes mais grossas que as veias e, por isso, suportam melhor a pressão do sangue. Elas transportam o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para todo o organismo

  • Doenças do sistema arterial

– AVC;

– Úlceras arteriais;

– Arteriosclerose: Este processo ocorre de forma gradual e é causado, principalmente, por acúmulo de placas de gordura no interior destas.

Aneurismas Arteriais;

Pé diabético: O pé diabético é uma complicação do Diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado.

Arterites e Vasculites;

Tromboses arteriais: A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual). A gravidade vai depender do local afetado e da extensão da trombose.

– Isquemia dos membros inferiores: Para termos boa saúde das pernas e dos pés, assim como o restante do corpo, é necessária uma adequada “circulação” de sangue. Essa circulação chega aos pés através das artérias, e permite o aquecimento dos pés, a saúde da pele, das unhas, a cicatrização de feridas e cirurgias, a prática de exercícios, etc. A isquemia de membros inferiores ocorre quando há obstrução das artérias que levam o sangue aos pés (obstáculos na circulação, estreitamento, “entupimentos”).

Entre em contato

Envie suas dúvidas ou sugestões através do formulário abaixo