Quer marcar uma consulta? (45) 3225-1288

História

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, teve um crescimento muito grande após as emigrações dos anos 70 e 80, passando rapidamente de pequena cidade a pólo de toda região. Acompanhando seu crescimento, houve grande aprimoramento na área da saúde, com a chegada de muitos médicos com boa formação e especialidades até então raras na região. Até 1991, não havia nenhum Serviço de Cirurgia Vascular no Oeste Paranaense, com apenas poucos médicos trabalhando isoladamente.

Fundado em 1991, pelo Dr. Antônio S. Trigo Rocha e outros profissionais que contribuíram para seu desenvolvimento, o ICV conquistou expressivo conceito junto à comunidade de toda região. O Dr. Trigo, como é conhecido, formou-se na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fazendo Residência em Cirurgia Vascular no mesmo local além de Especialização em Terapia Intensiva. Trouxe para Cascavel muitas novidades no que diz respeito ao tratamento das doenças venosas e arteriais, sendo pioneiro em muitas atividades relacionadas à angiologia e cirurgia vascular, sendo tradicionalmente, um dos vasculares mais recomendados da região desde os anos 80. O Dr. Trigo já foi presidente da Associação Médica de Cascavel, é professor da Unioeste e atualmente presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – regional do Paraná. É o responsável técnico pelo Instituto Vascular.

Neste mesmo ano, juntou-se ao grupo o Dr. Cláudio Jundi Kimura, com formação na Universidade de Pelotas e Residência em Cirurgia Vascular no Hospital Nossa Senhora das Graças, no que hoje conhece-se como Serviço de Cirurgia Vascular Prof. Dr. Elias Abrão. Deu-se início uma corrida para atender a demanda de pacientes com problemas circulatórios, que passaram a vir não só da região, mas também de outros estados e até de países estrangeiros. O Dr. Claudio foi o pioneiro na ultrassonografia vascular na região oeste. Além do trabalho como vascular, seu carisma e honestidade o colocaram como um dos diretores da Uniprime Alliance, onde atua até hoje.

Após virar referência, o ICV passou a investir em novas tecnologias. Em 1996, instalou-se na clínica um dos primeiros Serviços de Ultrassonografia Doppler Colorido para avaliação das doenças vasculares e logo a seguir em 1997 o primeiro Serviço de Angiorradiologia da região Oeste do Paraná, integrado à Digicor, do hospital Policlínica Cascavel. Após algumas parcerias, o ICV continuou com suas metas, instalando em 1999 o primeiro Serviço de LASER para tratamento vascular do Oeste do Paraná.

Em 2002, visando ampliação do Serviço de Urgência Vascular, juntou-se ao corpo clínico do ICV o Dr. Jeferson Freitas Toregeani, formado pela Universidade Federal do Paraná e com Residência em Cirurgia Vascular também pelo Serviço de Cirurgia Vascular Prof. Dr. Elias Abrão. Neste mesmo ano, uma nova meta foi traçada: fundar o Centro de Estudos do ICV. Em julho de 2003 deu-se início às atividades científicas, ativas até hoje, através das Ligas Acadêmicas de Doenças Vasculares da Unioeste e da FAG. O Dr. Jeferson possui especialização em Angiorradiologia e área de atuação em Ecografia Vascular. É mestre pela Unioeste e professor da Unioeste e da FAG e coordena a disciplina de Angiologia e Cirurgia vascular da FAG. Desde 2003 é o cirurgião vascular que coordena o serviço de acessos vasculares para hemodiálise na região.

Em 2005, chegou ao Serviço o Dr. Giuliano Giova Volpiani, com formação em Medicina pela Faculdade do ABC e Residência em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, trazendo muitas inovações na área de diagnóstico e tratamentos minimamente invasivos, ficando até meados de 2012, quando por questões pessoais teve que regressar à São Paulo. Mais conhecido como “Mestre Cuca”, esporadicamente vem à Cascavel para realizar alguns procedimentos minimamente invasivos e perícias judiciais.

Em 2011, chegou ao Serviço o Dr. Ricardo Adriano Gomes Araújo, com formação na Pontifícia Universidade Católica e residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário do oeste do Paraná e em Cirurgia Vascular pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Possui área de atuação em Ecodoppler colorido e especialização em Angiorradiologia, realizando procedimentos de alta complexidade nesta área. É professor da FAG e coordenador do Curso de Atualização em Angiologia e Cirurgia Vascular. É coordenador do serviço de urgências vasculares do Hospital Policlínica Cascavel e UOPECAN.

Visando preencher a lacuna deixada pela saída de nosso querido amigo, o Dr. Giuliano, chegou o Dr. Américo Kazuo Kawai, com formação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) , residência medica em Cirurgia geral e Cirurgia vascular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Botucatu, em (2000), vindo a exercer a atividade como cirurgião vascular por cerca de 10 anos na região de Marechal Candido Rondon até finalmente ser convidado a ingressar no Instituto Vascular em 2012. Possui área de atuação em Ecografia Vascular e especialização em Angiorradiologia e Intensivismo. É professor da FAG, médico plantonista das UTIs dos hospitais São Lucas e Policlínica Cascavel. Atua também em Toledo na área endovascular na clínica Angiocor.

Em 2019, foi convidado a fazer parte do grupo o Dr. Carlos Augusto Schreiner, que fez a graduação em Cascavel na UNIOESTE (2012), logo a seguir a residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP (2014), época em que passou a acompanhar os cirurgiões do Instituto Vascular. Recebeu o convite para integrar o grupo nesta época, e após 4 anos, concluiu a residência em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto retornando efetivamente para Cascavel. O Dr. Carlos teve a missão de manter os atendimentos de urgência no HUOP e ampliar os tratamentos endovasculares já realizados até então. É professor da FAG e no momento faz pós-graduação em Campinas.

INSTITUTO VASCULAR – PIONEIRISMO NO OESTE DO PARANÁ

  • 1991 – Serviço de Cirurgia Vascular
  • 1996 – Angioplastia periférica.
  • 1998 – Serviço de Ultrassonografia Vascular
  • 1998 – Serviço de Angiorradiologia
  • 1999 – Vasculight – LASER e Luz pulsada
  • 2000 – Angioplastia de carótida
  • 2001 – Endoprótese Periférica
  • 2001 – Embolização de aneurisma Cerebral
  • 2002 – Endoprótese de aneurisma de Aorta Abdominal.
  • 2002 – Crioescleroterapia
  • 2002 – Disciplina de Cirurgia Vascular na UNIOESTE
  • 2003 – Centro de Estudos em Cirurgia Vascular
  • 2003 – Uso do Cilostazol no tratamento da doença arterial crônica
  • 2004 – Embolização de Mioma Uterino
  • 2004 – Pele artificial no tratamento de feridas
  • 2004 – Uso da prostaglandina para salvamento de membro
  • 2005 – Escleroterapia com espuma
  • 2005 – Reimplante de membro bem sucedido
  • 2005 – Uso do Fleboscópio na marcação pré-operatória das varizes
  • 2006 – Trombólise ecoguiada para trombose venosa profunda
  • 2007 – Centro especializado no tratamento de feridas crônicas
  • 2008 – Primeiro artigo referencia publicado em anais internacionais
  • 2009 – Uso do pramipexol na Síndrome das Pernas Inquietas
  • 2010 – Disciplina de Cirurgia Vascular na FAG
  • 2010 – Ablação térmica de safenas por Radiofrequência
  • 2010 – Esclerose de safena com espuma ecoguiada
  • 2010 – Profilaxia para trombose venosa com Dabigatrana
  • 2011 – Air cooling system para analgesia durante escleroterapia
  • 2012 – Tratamento ambulatorial da trombose venosa com Rivaroxabana